Top 5: Restaurantes Tradicionais no Rio

Olá pessoal! Como as férias estão chegando e a cidade maravilhosa é um dos destinos mais visitados por turistas de todo Brasil e do mundo, não somente pelos pontos turísticos e pela beleza natural em si que o Rio de Janeiro possui, mas também por sua culinária é igualmente maravilhosa. Sendo assim, resolvemos listar 5 restaurantes super legais para quem for passear por lá!!!

cropped-rio-de-janeiro

No Rio se você está procurando feijoada, com certeza vai encontrar uma de qualidade, pois mesmo a cidade recebendo influências culinárias e culturais de todos os cantos do mundo e ter de tudo um pouco, a gastronomia local deve ser valorizada, então nosso foco nessa lista serão os restaurantes de comidas tradicionais brasileiras, mais precisamente cariocas:

1. Cervantes
cernatess
Restaurante boêmio, localizado em Copacabana. Como fica aberto até altas horas da noite, é famoso pela galera da balada, mas não só por eles: o Cervantes é um restaurante que acolhe a todos. O prato mais famoso da casa é o sanduíche conhecido como filé completo, que leva pão de leite, abacaxi em calda, queijo derretido e filé mignon. Sim, abacaxi em calda, você leu certo. Pode parecer estranho, mas é muito bom! Além disso, as batatinhas fritas da casa também são tradição, e o Cervantes é conhecido por ter uma ótima variedade de cerveja e de drinks com destilados. Se for a alguma balada em Copa, não deixe de passar no Cervantes, seja antes ou depois.
Endereço: R. Barata Ribeiro, 7 – Copacabana

2.Bar Capela

capela
O Bar Capela fui fundado em 1923, e se encontra em um dos bairros mais turísticos do Rio, a Lapa. Por ser um restaurante bem antigo, a decoração é bem interessante, com um ar boêmio. Um dos pratos mais pedidos do restaurante é a paleta de cabrito, acompanhada de arroz com brócolis.
Endereço: Av. Mem de Sá, 96 – Lapa

3. Barthodomeu
bartho
O bar é bem novo comparado aos outros bares que estão nessa lista, porém, a comida é muito boa e bem tradicional carioca. A casa serve petiscos como bolinhos, aipim frito, pastéis, linguiças artesanais e flambadas, além de pratos tradicionais como feijoada, strogonoff de carne e carne assada. À noite, a casa sempre enche, e há música ao vivo de quarta a domingo. Não se esqueça de provar os drinks maravilhosos da casa, que são servidos em copo individual ou na versão de 1,5L. Se você não gosta de muito “calor humano”, não se preocupe, você pode provar os deliciosos petiscos em casa.
Endereço: Rua Maria Quitéria, 46 – Ipanema – Rio de Janeiro

4. Bar Lagoa
bar da lagoa
O Bar Lagoa foi aberto em 1934, com o nome de Bar Berlim, mas o nome mudou quando o Brasil e a Alemanha se tornaram rivais, durante a guerra. Só isso já o faz ser bem histórico, não? O restaurante tem decoração estilo art decó e é todo revestido com mármore de Carrara, e, por mais que o nome tenha mudado de Berlim para Lagoa, os pratos continuam com uma puxada alemã.
Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 1.674 – Lagoa

5. Confeitaria Colombo
confeitaria 4
Por mais que tenha nome de confeitaria e tenha, de fato, muitos doces, ela serve massas e petiscos salgados, então conta como restaurante, certo? É parada obrigatória para quem estiver visitando o Rio.

A filial do Centro é a original, fundada em 1894, e é realmente um ponto turístico oficial do Rio. Quando for visitar, você verá vários turistas ao redor do local, tirando fotos, e logo vai entender o motivo: já da entrada da casa você consegue ver que a Colombo é uma viagem no tempo. Espelhos gigantes belgas em todos os cantos da confeitaria, móveis antigos muito bem preservados, chão e luminárias detalhadas… Tudo remete ao passado (um passado muito chique, por sinal).

Já a filial de Copacabana é bem mais nova, e fica localizada no Forte de Copacabana. Pode não ser tão tradicional quanto à outra, mas a vista para a praia de Copacabana é mais do que perfeita. Para combinar com a beleza da vista, recomendo o brownie com sorvete da casa.
Endereços:
Centro: Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro
Copacabana: Posto 6 – Praça Cel. Eugênio Franco, 01 – CopacabanaJá visitaram algum desses restaurantes tradicionais do Rio? O que acharam?Espero que tenham gostado do Top 5!

por Janine e Melina

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta